Dança
Circular na Escola
Por Fatima V. Aguirre Ramos
Comecemos por
ensinar as crianças a respirar, a vibrar, a sentir, a se integrar com a
harmonia e o movimento da natureza. Criemos uma pessoa bela, uma criança que
saiba dançar.
Isadora Duncan
A Dança Circular é praticada na Escola Municipal de
Educação Fundamental - EMEF José Áureo Monjardim - JAM, desde 2004. De lá até cá foi nomeada assim: “Dançando Todos Os
Povos: Danças Circulares”; “Semear: Dança Circular”; “Semear, Cultivar, Cuidar:
Dança Circular”; “Crianças No Círculo Da Dança: fazendo a diferença”. Neste ano
de 2013, dançamos com o nome DANÇA CIRCULAR NA ESCOLA.
Há três anos a Dança Circular foi incluída na matriz
curricular da EMEF JAM. Tem carga horária de 10 horas/aula semanal, divididas
em 08 turmas. Este projeto atende alunos que fazem parte do Programa do Governo
Federal MAIS EDUCAÇÃO e do Programa da Prefeitura Municipal de Vitória TEMPO
INTEGRAL NA ESCOLA e, também, alunos de todas as turmas que retornam à escola no
contra turno para as aulas de Dança Circular.
O projeto DANÇA CIRCULAR NA ESCOLA tem como proposta
colocar em prática o desenvolvimento da dança em suas múltiplas e integradas linguagens. É uma atividade na qual
o corpo é desafiado no exercício de movimento, ritmo e equilíbrio. Com músicas
e danças de roda dos povos de todo o mundo, o que está em foco é a afetividade,
a experiência e desafio do novo que abre espaço para a vivência da cooperação,
criatividade e integração, afirmando as identidades culturais, pessoais e
comunitárias no grupo de alunos.
O “encontro” de Dança Circular acontece no auditório da
escola a cada quinta feira, pela manhã e pela tarde. Alguns alunos já estão na
escola e outros retornam no contra turno acompanhados de um familiar ou em
grupinhos ou sozinhos, a pé ou de bicicleta. São crianças, na maioria das
vezes, em situação de risco social, outras com grande dificuldade de
aprendizagem e com situação financeira muito difícil.
Sei o quanto é transformador e gratificante para eles
estarem neste círculo de convivência e amor. Neste espaço e tempo
compartilhamos não só a dança, mas principalmente o afeto, a alegria e a
expressividade. É a fala transformada em movimento. Segundo alguns professores,
os alunos que fazem parte do Projeto de Dança Circular e que tinham
dificuldades de concentração, disciplina e aprendizagem responderam
afirmativamente com atitudes de maior comprometimento com a escola, com os
colegas e consigo mesmo.
E, tem sido assim, ano após ano, no passo a passo de casa
dia e de cada dança eles chegam para “dançar a vida”. E eu sempre a esperá-los.
Muitas vezes me pergunto - será que virão hoje? Sim! Eles vêm! Com um sorriso
no rosto ao encontro de mais um círculo de construção coletiva, de amizade e de
descobertas. Eles chegam!
Sei que esse é o caminho. Caminho do “cuidar” de si e do
outro, do envolvimento com a escola, tanto no processo social como no
cognitivo.
Apesar das
dificuldades enfrentadas é na amorosidade dos encontros no auditório e pelo envolvimento que a dança em círculo
proporciona, que eles superam os “nãos” e se transformam em pontos de luz tão
importantes uns para os outros e para si, no processo educativo no cotidiano da
EMEF JAM e na vida.
As crianças,
quando bem cuidadas, são uma semente de paz e esperança.
Zilda Arns
Neumann – última conferência, Haiti, 2010