Em 26 de novembro, levei a DANÇA CIRCULAR para um grupo de professoras que participava do I SEMINÁRIO, CURRÍCULO, INFÂNCIA, ESTÉTICA E LINGUAGEM no Centro Municipal de Educação Infantil “Zenaide Genoveva Marcarini Cavalcanti”. Fui convidada por Ana Paula P. Holzmeister e Neyda Carla Minchio, amigas queridas. Este evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Vitória.
Qual era a minha missão?
Proporcionar um momento de alegria, de descontração, de respeito às diferenças, de acolhimento, de humanidade, de paz.
De mãos dadas, dançar aquele instante.
E aconteceu!
Elas aceitaram o convite, escutaram atentamente a música, deram-se as mãos, deixaram-se conduzir, liberaram seus movimentos, entregaram-se! Naquele instante a roda se expandia e mostrava caminhos, acolhia e convidava cada participante a refletir sobre o seu trabalho, o seu sonho coletivo da grande rede humana e sobre a sua vida. Percebi em cada rosto, em cada sorriso, em cada olhar a real dimensão de cada um que ali estava. O grupo se deu conta disso? Ali? Naquele instante? Não sei. Mas sentiram, vibraram, cantaram, admiraram-se. Como diz Luciana Ostetto, a Dança Circular passou a ser a porta de entrada para o universo perdido no adulto educador: o ser da poesia. Encantar a si mesmo para poder encantar o outro, abrir-se à escuta e ao olhar do inusitado e misterioso, acolhendo múltiplos sentidos no mundo para poder ser sensível e acolher diferentes significados e sentidos construídos pelas crianças no cotidiano educativo; ousar para poder encorajar. enfim, fazer para si para poder fazer ou propor aos outros.
Agradecida por mais essa roda!
"Encantar a si mesmo para poder encantar o outro"... será Maravilhoso se isto acontecer na escola, na família, na empresa, no trabalho e por aí afora.
Na Dança Circular já acontece!
Agradecidas estamos nós pelas vibrações sentidas nesse encontro, pela oportunidade de afinarmos nossos ritmos, de entrarmos em sintonia, de experimentarmos compor uma singularidade em nossas diferenciações. Vcs são realmente muito especiais. Adorei dançar com vcs mais uma vez e compartilhar essa emoção com minhas colegas de trabalho.